domingo, 22 de fevereiro de 2015

FILME: O Jogo da Imitação

Já falo logo: Não tem como um filme ser ruim tendo Benedict Cumberbatch no elenco! Tipo, mesmo se fosse uma fundo branco e só o Benedict falando durante duas horas, ainda sim seria maravilho! Porque, cá entre nos, que voz! Que voz!

Mas não é só por isso que o filme é bom, ta? Agora, se você esta esperando muita ação só porque se passa durante a guerra, sinto muito, você ficara frustrado (foi o que aconteceu com meu pai)

 Sinopse: Durante o inverno de 1952, as autoridades britânicas vão até a casa de um simples professor para investigar um denuncia de assalto. Esse professor era ninguém menos que Alan Turing, que despensa os serviços da polícia e o detetive Nock, desconfiado, acaba levando a investigação adiante por conta própria, porem não termina do jeito que queria e ele consegue apenas cinco minutos com o professor na sala de interrogatório onde Alan Turing relata algo inacreditável.

Na liderança de um grupo de acadêmicos, linguistas, campeões de xadrez e analistas, Turing consegue quebrar o até então indecifrável código da Maquina Enigma, utilizada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Não vou nem falar da atuação do Benedict porque né, ja é meio óbvio. Mas devo dizer que Keira Knightley me surpreendeu quanto a sua atuação. O elenco contem outros bons atores como Matthew Goode, Charles Dance e Mark Strong, por exemplo, contudo não acho que todos os talentos ali foram bem explorados.

Quanto a história, particularmente gosto dessa forma de misturar presente e passado ao longo da narrativa e apesar do foco ser como Alan Turing com ajuda do grupo conseguem quebrar o código que todos acreditavam ser impossível decifrar, eles ainda mostram, meio como segundo plano, a homofobia e a descriminação com as mulheres durante aquela época.

O filme não tem ação mas ele não se arrasta ao ponto de você achar que ta ali vendo aquela mesma coisa durante horas. O Jogo da Imitação não é nada extrapolantemente brilhante, mas é um ótimo filme pra se ver no cinema, então se você ta com tempo livre, fica dica ai. 

Um comentário:

  1. benedictic cucumbershgfdttgrnnlerg + homofobia + machismo = sérias dúvidas com esse filme, mas as críticas têm sido boas... acho que vou dar uma chance.

    ResponderExcluir