segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Drácula de Bram Stoker

O primeiro livro do desafio foi Drácula de Bram Stoker um dos clássicos da literatura e se você curte coisas vampirescas, é um must da sua listinha.

Essa edição é em inglês e é feito com aquele papel de jornal que é bem mais barato, porém não muito resistem como da pra ver na foto. =(

Além da historia, há também um adendo sobre o fundador da editora e traz uma breve história sobre as mitos de vampiros e onde Drácula se encaixava na época.   

Sinopse: A historia começa com Jonathan Harker indo a Transilvânia a trabalho. Lá ele conhece o excêntrico conde Drácula e aos poucos nota algo de estranho naquela figura, algo realmente assustador e macabro. Não demora muito para Harker perceber que ele não é mais um hóspede no castelo do Conde, mas sim um prisioneiro. 
Tempos depois, na Inglaterra, Mina, amada de Jonathan Harker, percebe que sua amiga Lucy anda tendo um comportamento estranho e além de se preocupar com a falta de notícias do amado, precisa cuidar da amiga que logo cai doente. Junto com a ajuda de John Seward, Quincey Morris e Arthur Holmwood, todos apaixonados pela jovem Lucy, eles tendam lidar com a situação porém sem saber de qual doença se trata, eles buscam o auxílio do Dr. Abraham Van Helsing, médico e cientista nem um pouco ortodoxo. Ele logo aponta suas suspeitas que Lucy foi vítima de um ser diabólico que se alimenta de sangue humano, porém eles não conseguem salvar a jovem que vem a falecer. Mina fica profundamente triste com a morte da amiga, porém seu amado volta para seus braços. Sendo que Harker volta diferente depois de sua aventura na Transilvânia e a jovem começa a desconfiar do porque seu marido se encontra naquele estado. E logo o grupo se junta para dar início há uma caça aos vampiros. 

_______

A narrativa da história é feita por anotações de diários de alguns dos personagens, reportagens de jornais e telegramas, o que renda todo o mistério por trás dos acontecimentos sobrenaturais. 
Não é tão assustador assim quanto esperava, Drácula quase nem aparece, ficando apenas nas sombras dos medos do grupo e algumas vezes não sabemos se é imaginação dos personagens ou se é alguma proeza do Conde de fato. 

Vale ressaltar que o livro não tem nada a ver com o filme. Ambos são bons, contudo tem abordagens diferentes. No livro Drácula decide se vingar do grupo que o caça trazendo Mina,que é o pilar do grupo e uma mulher além do seu tempo. (Cá entre nos, Mina era pura sagacidade, gente), para o lado sombrio da força, enquanto no filme eles fazem uma abordagem mais romântica, explicando que o Drácula deseja Mina por ser a reencarnação de um amor seu do passado. 

Gostei muito mesmo da narrativa epistolar, todos os personagens são bem construídos e a história te prende do começo ao fim. Infelizmente não curti o final do livro, desculpa ai, sociedade. Esperava por mais emoção, mas vai ver minhas expectativas estragaram a coisa toda. 

Gostaria também deixar registrado aqui como Mina é especial. Mina não é o tipo de mulher que fica parada esperando os homens fazerem todo o trabalho. Ela os ajuda como pode e apesar de suas aflições e medos, é forte o suficiente para ajudar aqueles que ama. Quando crescer quero ser que nem ela. hahahahahaha~ Sim, ela é meu personagem favorito, pronto falei. 



Por não gostar do final e nem ser assim tão assustador. Mas ainda continuo achando que é um must. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário