segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Moby Dick de Herman Melville

Todo mundo ja ouviu falar de Moby Dick, a cachalote branca como mármore, um monstro de pura maldade. Mas na verdade, o livro é uma grande exaltação sobre a vida de um barco baleeiro. 

Narrado por um novato no ramo da pesca de baleias, a historia basicamente conta desde a partida do barco Pequod até o final trágico da embarcação. O começo achei meio lento, muita informação e detalhes que poderiam ser deixados de lado, contudo não é essa intenção do livro. Apenas la pra metade, quando o capitão de Pequod, um velho que tem como maior ambição se vingar da cachalote conhecida como Moby Dick- que lhe arrancou uma das pernas, mostra ate onde uma ambição cega pode levar. Entre capítulos longos e curto - alguns não passam de uma página - a leitura, mesmo penosa em certos momentos, acaba sendo rápida. Fazendo uma pequena analogia, o livro representa o mar, com ondas mais calmas e depois uma grande tormenta! O final apesar de não ser inesperado, certamente é emocionante, o que compensa a enrolação do começo. 


A edição especial da Abril ainda vem ao final do livro com uns adendos sobre a caça a baleia, leis de preservação do animal, uma breve explicação sobre a seleção natural, uma nota sobre o barco com explicações de vocábulos e um esquema de diferentes espécies de baleia que aparece no livro...Certamente é um material rico em informações que enriquecem ainda mais a história. Além disso contem belas ilustrações ao longo da narrativa.



Certamente não é um livro que agrade a todos. Particularmente, esta longe de ser um dos favoritos, mas não chegou a ser uma perda de tempo total, pois é uma leitura diferente do que estou acostumada e as vezes é bom fugir da regra. ;D 




Nenhum comentário:

Postar um comentário