terça-feira, 12 de maio de 2015

FILME: Expresso do Amanhã

 Dentro da onde de filmes que veio dominando de uns tempos pra cá sobre  o fim do mundo tal qual conhecemos, o Expresso do Amanhã não ganhou tanta atenção como Jogos Vorazes ou 2012, mas quando o assunto é Mãe Natureza X Humanidade, esse ai ta junto com O Dia Depois de Amanhã. 
Okay, não vou negar, mas só decidi ver o filme porque tem Chris Evan no poster! Porém ainda bem que vi, pois acabou me surpreendendo. Primeiro pelo elenco que conta com Jamie Bell, Tilda Swinton ( uma das melhores atuações no filme, por sinal ), Ed Harris, John Hurt, Octavia Spencer e, para minha total surpresa, Song KangHo (ele simplesmente é o tipico ator que nunca sei que ta no elenco e quando descubro que la esta ele fico toda fangirl porque o cara manda bem e ponto.). Segundo que o diretor é Bong JoonHo, o mesmo de Mother - A Busca Pela verdade e, um dos, de Tokyo! 
Resumindo, esse filme tinha tudo pra ser bom, pelo menos na minha humilde opinião, apenas com esses fatores. A historia em si é ao mesmo tempo clichê e diferente. O cenário é um mundo completamente congelado e o único meio que a humanidade encontrou de sobreviver foi de viver dentro de um mega trem que nunca para, alimentada por um sistema de energia perpetua, sendo auto suficiente e super forte a ponto de passar por barreiras de gelo. O criador dessa poderosa locomotiva é visto como um deus e toda a população é divida em classes, na frente se encontra os ricos e na cauda a rale. Tudo anda nos conformes até que ao completar 18 voltas ao redor do mundo (sim, o trem da a volta ao mundo, incrível não?) o povo da cauda insatisfeito decide mudar a ordem das coisas. 
Chris Evan lidera a revolução e esta em todas as cenas! É Evan pra tudo que é lado, sujo e meio acabado, mas assim sim, Chris Evan mostrando todo seu talento! Sem segundas intenções aqui. As atuações foram ótimas, pra ser sincera, não esperava menos de um elenco como esse. O lugar apesar de ser tudo dentro de um trem, é bem diversificado e rola umas boas cenas de luta com direito a sangue jorrando pra tudo que é lado e tiros.  Há também o ponto surpresa, que é como as coisas são dentro daquele mundo de metal, toda a humanidade espremida naquele espaço limitado, os horrores que os menos favorecidos passam e como nem tudo é o que parece deixa o telespectador de estomago embrulhado, estarrecido e surpreso, dando a sensação de ver um conteúdo batido com uma visão mais crua da natureza humana. E o final...Surpreendente, triste, trágico e perfeito! Talvez seja um final meio desapontador para alguns, mas foi o ideal para a situação toda e ainda permitiu uma semente de esperança.

O Expresso do Amanhã é bom em vários sentidos e, gente, não se deixe enganar pelo nome! Houve aqui um trabalho conjunto de diferentes países, atores ótimos e direção exemplar pra criar uma obra prima, talvez não entre nas setes maravilhas cinematográficas, mas não o menospreze. As vezes por o sapato antes da cabeça não é assim uma má ideia. Veja o filme pra entender. 



OBS: Esse filme encontra se disponível no NETFLIX americano e esta em ótima qualidade. Sabia que foi  um dos ultimos filmes coreanos originalmente gravado em formato de película e só foi passado para o formato digital devido a falta de estudios? 


4 comentários:

  1. Oie,
    Netflix americano? poxa que triste, tinha que ter no Brasileiro rsrsrsrs
    Não conhecia o filme, mas parece ser muito bom.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste mesmo, o netflix brasileiro deixa a desejar as vezes... T_T

      Excluir
  2. Oi! Não conhecia o filme, mas olha, fiquei bem interessada na fotografia do filme. E tem um elenco excelente, vou dar uma catada no Netflix =D Adorei a dica!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante mesmo, particularmente gosto do olhar do diretor, ele tem umas sacadas bem legais. so que não tem no netflix brasileiro, não T_T

      Excluir