terça-feira, 21 de julho de 2015

RAZÃO E SENTIMENTO DE JANE AUSTIN

Primeiro romance da autora Jane Austen, também conhecido como Razão e Sensibilidade é um clássico da literatura e, devo dizer, todo seu brilhantismo fica bem claro nessa obra!
Estamos falando de um romance que tinha tudo pra cair no banal e na chatice, mas graças ao talento de Jane, a historia consegue nos prender. Basicamente gira em torno dos amores e desilusões das duas filhas mais velha da Sra. Dashwood, Elinor e Marianne, enquanto que a caçula é irrelevante, como a própria autora diz logo no começo. As duas irmãs são completamente diferentes, Elinor é puro juízo e Marianne é uma romântica inveterada, assim vemos como cada uma lida com o quesito coração e que apesar dos pesares, elas estão sempre ali pra ajudar uma a outra. 
A narrativa é em terceira pessoa, onde Jane se permite conversar com o leitor, fazendo observações aqui e ali sobre o caráter de algum personagem ou como certa pessoa deveria agir em tal situação. Além disso os personagens são bem estruturados, parecem reais e é difícil não gostar de um ou detestar outro. Vemos que nem tudo é o que parece e podemos tirar uma lição ai. A história fica meio estagnada em um certo ponto, mas diante da narração precisa o tempo passa para as personagens sem nos darmos conta e de repente ja esta chegando o final, que é corrido e pode render um pequeno desapontamento, porém não é um final ruim, longe disso, ele combina com o estilo da Jane, que apenas explica o essencial, deixando os por menores para trás.
Vou falar, Elinor é de longe a melhor personagem do livro, pois ela é uma heroína forte e que se preocupa mais com o bem dos outros do que de si mesma, isso ficando claro no livro todo. Ela é a mulher que eu gostaria de ser, apenas. Ah! E o melhor de tudo é a linguagem da época! Não podia ler e depois conversar com alguém que saia falando que nem um personagem da Jane! Isso porque a historia vai se embrenhando no seu cérebro e quando você se da conta já é tarde demais, já esta apegado demais pra voltar atrás.

É o tipo de livro que não agrada a todos, mas mesmo assim merece o titulo de clássico pois a historia, no final das contas, é atemporal, pois aborda um tema comum: amores... Amor de mãe e filhas, amor de irmãs, amor de amigos, amor e amor...
Se você não curte romance é provável que Razão e Sentimento não esteja na sua lista de favoritos, pode ate ser que não esteja perdendo muito, apenas o brilhantismo de uma ótima autora, mas assim...Você que sabe.

Um comentário:

  1. Tu acredita que até hoje não li nada da Jane e o mais engraçado é que amo romances de época. Bem eu comecei pelas autoras contemporâneas mas espero ir direto para a mãe do gênero em breve!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir